quarta-feira, 21 de janeiro de 2015

Tiradentes , polo cultural mineiro




Além da beleza da cidade, Tiradentes é hoje um pólo cultural de Minas com seu artesanato e festivais de cinema e gastronomia. É também o berço da Inconfidência Mineira, onde nasceu José Joaquim da Silva Xavier.



História
Situada na Serra de São José, às margens do Rio das Mortes, a cidade de Tiradentes é uma das mais antigas povoações de Minas Gerais. Os primeiros imigrantes vieram de São Paulo, em 1702, atraídos pelo ouro encontrado no sopé da serra. Ergueram ali uma capela dedicada a Santo Antônio, protetor do povoado. O lugar, que então era conhecido como Arraial Velho – para diferenciar-se do Arraial Novo, que viria a ser São João del Rei – passou a ser chamado Santo Antônio do Rio das Mortes. Em busca das terras auríferas e do domínio do mercado de alimentos, vieram também, de Portugal e de outras regiões do Brasil, os chamados Emboabas, que acabaram se confrontando com os paulistas. Por volta de 1709, um verdadeiro massacre ocorreu às margens do Rio das Mortes, onde os paulistas foram derrotados. Esta foi uma boa razão para o governo português intervir no extenso território recém descoberto, e as capitanias de São Paulo e de Minas do Ouro foram definitivamente separadas. Nasceu então a capitania de Minas Gerais.





Curiosidades
Artesanato de Tiradentes – O povoado de Viroriano Veloso, conhecido como Arraial do Bichinho, transformou a produção de artesanato na principal fonte de trabalho. Ali estão instaladas as oficinas de artesanato “Oficina de Agosto” e “Casa de Lata”, que produzem móveis, utensílios e peças em madeira, papel marchê, ferro e lataria, dentre outros.
Festival de Cinema
Festival de Gastronomia
Principais Atrações
Matriz de Santo Antônio
Museu Casa do Padre Toledo

Chafariz São José

               


                     




Nenhum comentário:

Postar um comentário