terça-feira, 19 de novembro de 2013

O Rio Araguaia

                                História:






O Rio Araguaia (rio das araras ou papagaio manso , no dialeto Tupi - nasce em Goiás, nas formações elevadas existentes no Parque Nacional das Emas, reserva ecológica - área de proteção ambiental - situada na divisa dos estados de Goiás e Mato Grosso, próximo à cidade de Mineiros.
Pertence à bacia amazônica e, ao longo de mais de 2000 km de curso, marca a divisa dos estados de Mato Grosso e Goiás, Mato Grosso e Tocantins e, ainda, Pará e Tocantins, desaguando no Rio Tocantins, na tríplice divisa de Tocantins, Pará e Maranhão.
Em quase toda a extensão de seu curso, apresenta, no período que vai de maio a outubro, praias de areias brancas e limpas, o que, aliado a uma fauna e flora bastante rica em espécies e volume, vem despertando a atenção do turista e dos amantes da natureza no mundo inteiro. A atividade da pesca amadora reforça o poder de atração de toda a região.
O Araguaia pode ser navegado em grande parte de seu curso, o que levou a constituição de equipes de estudo para avaliar as possibilidades e viabilidade da construção de uma hidrovia interligando o Araguaia e o Tocantins. Em seu terço final, ocorrem inúmeras formações rochosas, ocasionando travessões de pedras de maior ou menor proporção. As corredeiras/cachoeiras de Santa Izabel, após a localidade de Xambioá (TO) um espetáculo à parte.
À medida em que ganha velocidade o desenvolvimento tecnológico, trazendo conseqüências inúmeras, inclusive em um interior até aqui pouco tocado, assume proporções críticas o debate sobre como conviver com o meio-ambiente. Possivelmente seja aqui que, ações como a implantação, através do IBAMA, da Área de Proteção Ambiental Meandros do Rio Araguaia e do RAN - Centro de Conservação de Répteis e Anfibios assumam relevância singular.
O impacto ambiental passível de ser provocado por projetos necessários e úteis mas de futuro difícil de ser previsto é uma preocupação real e legítima. Interesses apoiados em cifras astronômicas não raro esbarram na consciência da responsabilidade da qual não podemos nos furtar, com relação às gerações que nos sucederão.
Mas o homem pode, e deve, conviver com todos esses tesouros e é nesse contexto que vemos no turismo ecológico consciente uma razão válida para a união de esforços que permita o aproveitamento de uma grande parte do potencial contido nessa imensa região.
Aos poucos, vem sendo criada uma infra-estrutura que favorece a atividade, já existindo diversos pontos turísticos com condições de receber bem, visitantes de qualquer parte do mundo.
------------------------------------------------------------------------

(*) - O Almanaque Araguaia, de julho/2003, editado pela Agência Ambiental de Goiás, oferece uma outra hipótese de origem para o termo Araguaia: palavra da lingua macro-jê, falada por parte dos primeiros habitantes de Goiás, que significaria arara(ara) de cauda grande(guaia).

*********************************************************************************************


  Rio Araguaia principal afluente do Tocantins, o rio Araguaia nasce na serra do Caiapó, na divisa entre Goiás e Mato Grosso, numa altitude aproximada de 850m. A ilha do Bananal é um acidente importante no rio. Está situada, aproximadamente entre os km 760 e 1156 e compreendida entre os dois braços do Araguaia, possuindo uma área de cerca de 20.000 Km2. Além de belas praias, tem peixe para todo gosto e pescaria.



                                       Pesca:




O Rio Araguaia é possivelmente um dos mais piscosos do mundo, sendo comparável ao pantanal matogrossense, tanto em volume de pescado quanto em quantidade de espécies disponíveis.
A preservação dessa característica tem sido uma preocupação constante, e nesse sentido, o turista desempenha um papel de importância fundamental, necessitando uma conscientização de sua responsabilidade como agente passível de influir no equilíbrio ambiental inerente
Disto, procuramos aqui passar alguma informação útil sobre a realidade encontrada na região, do ponto de vista de quem vive o dia-a-dia no Araguaia.
Acreditamos que a orientação e a conscientização são fatores muito superiores a simples imposição de um rosário de proibições e uma infinidade de leis (as vezes confusas e de difícil aplicação) na obtenção de resultados permanentes.
Os links que se abriram no menu, à esquerda, levam a informações que entendemos relevantes sobre a matéria.





Temporada de praia no rio Araguaia na cidade de Barra do Garças, é base da economia do município de Barra do Garças o turismo ecológico e místico e a pecuária que tem um rebanho de mais de 300.000 animais, de alta linhagem.





             

Nenhum comentário:

Postar um comentário